Três detentos de Cruzeiro do Sul são aprovado no Enem PPL
- 17/04/2025

Três detentos do Presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, foram aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio para detentos do sistema prisional e jovens do socioeducativo, o chamado Enem PPL. Agora dependem da justiça para fazer os cursos de inglês e engenharia florestal na Universidade Federal do Acre — UFAC.
Um dos detentos aprovados, tem 53 anos de idade e uma pena de 22 anos para cumprir. Está entusiasmado com a oportunidade de cursar engenharia florestal e conta que concluiu o ensino médio há 30 anos, mas foi à prisão que voltou a se interessar pelo conhecimento. Fez 520 pontos na Redação, que tinha como tema a periferia.
“ É um sonho que seria realizado lá atrás e eu não pude. E de repente vi as possibilidades Através de leitura de livros que eu vim descobrir aqui. Eu já tinha concluído o ensino médio há quase 30 anos atrás, mas o pensamento em si, da novidade, do dia a dia, de assistir jornal, eu tive aqui. Eu buscava alguns livros aqui para adquirir mais conhecimento, e aí também, teve uma ajuda tremenda da equipe aqui da unidade. Eu agradeço primeiramente a Deus e depois a cada um deles que se empenharam por esse momento. Se for autorizado pelo judiciário, se eu estudar, vai ser um sonho completo. Meu Deus, vai ser uma realização de um sonho, e também de um pensamento. Sabemos que é através da educação que você evolui intelectualmente, através da educação existe uma transformação psicológica, intelectual, existe uma transformação”, conta ele.
O homem relata como estudava e a reação ao saber da aprovação.
“É aí eu fui lendo e fui buscando os livros desse programa Presídios Leitores, catando essas informações, mas graças a Deus deu certo. Saber o resultado foi uma notícia que eu entalei, engasguei, eu quis chorar, me arrepiei todinho, porque é de uma alegria tremenda, de um sonho a ser realizado, e que irá se realizar, em nome de Jesus”.
O diretor da Presídio Manoel Neri, Elves Barros, conta que já há outros presos fazendo faculdade em Cruzeiro do Sul e outros que concluíram o ensino superior. Cita que a maioria dos reeducandos aprovados no Enem, concluiu o ensino médio no local.
“ Eles tiveram a oportunidade de estudar aqui dentro, fizeram ensino médio e agora no Enem conseguiram a nota para iniciar os cursos de nível superior. Agora ou o Judiciário vai autorizar a prisão domiciliar para que eles possam estudar, autorizando para ir para a universidade, ou ele fica no regime fechado, tendo autorização para sair até a universidade e voltar para a unidade prisional. Além dele ter a oportunidade de fazer o curso superior para concorrer no mercado de trabalho, ele tem a oportunidade de remissão de pena. É como se ele estivesse trabalhando no presídio. Nós tivemos outros reeducandos que participaram do Exame Nacional, alcançaram uma nota boa para poder iniciar o curso, inclusive já concluíram e outros ainda estão estudando”, enfatiza Elves.
A coordenadora técnica da Divisão de Estabelecimentos Penais de Cruzeiro do Sul, Vanila Pinheiro, cita a importância das parcerias para esse resultado. E destaca que os presos que tem autorização judicial para estudar, não dão problema.
“Isso é resultado de uma junção de esforços. São parcerias que a gente conseguiu ao longo desses anos como a Secretaria de Educação, o Programa Presídios de Leitores, que é uma parceria com a UFAC. A gente não tem históricos de situações de reeducando, que foram beneficiados com a oportunidade de cursar o ensino superior que tenhamos problema tanto internamente quanto externamente”, concluiu.
Por Ac24horas